Como os chatbots podem ajudar as pessoas

Como os chatbots podem ajudar as pessoas

A utilização de chatbots ultrapassa as fronteiras do mundo dos negócios e chega às áreas do comportamento humano. Impulsionados pelas tecnologias do comportamento cognitivo, reconhecimento da linguagem natural, e da comunicação por mensagens, os chatbots invadem o dia-a-dia das pessoas ajudando a resolver problemas corriqueiros. Veja alguns exemplos:


O chatbot Lara ajuda as pessoas a encontrar um amor. Ela foi lançada na França em 2016 e no Reino Unido em 2017, e em apenas um mês tiveram 300.000 pessoas que interagiram com ela e informaram os dados do perfil. A Lara conversa em 12 idiomas perguntando questões simples sobre o que eles estão procurando e como eles são, e recomenda perfis compatíveis baseados nestes dados.

O que seu cliente quer quando procura um canal de atendimento ? Outro canal ?

O que seu cliente quer quando procura um canal de atendimento ? Outro canal ?

Você ouviu falar de uma nova empresa e agora quer fazer contato com ela. O que faz ? Vai até o Google e pesquisa pelo nome dela.


Encontrando a página da empresa, abre, e o que está lá ? O número do 0800 da empresa com um destaque enorme. “Ligue para nós no 0800-xxx-xxxx” e lá vai você e liga.


Este é um cenário muito frequente. E com isto as ligações no 0800 só aumentam. E o desconforto dos clientes também. O canal do 0800 se torna congestionado, aumenta o custo de atendimento, mais gente espera nas filas para falar com um atendente, e por aí vai.

Autonegociação de dívidas com a utilização de chatbots

Autonegociação de dívidas com a utilização de chatbots

Segundo uma pesquisa, 40% dos brasileiros inadimplentes utilizam os canais digitais para negociar suas dívidas. Destes, 48,7% utilizam um portal de autonegociação.


As principais dificuldades com o modelo convencional de cobrança são:


• A negociação de dívidas pelos métodos convencionais exige um alto nível de intervenção humana, afetando, negativamente, a agilidade dos procedimentos e aumentando os custos.

• O uso do telefone para contactar o devedor — que pode, ou não, atender à ligação naquele momento. Caso ele não atenda, será necessário insistir em novas ligações até que seja possível o contato.

7 motivos para implementar um chatbot em sua estratégia de marketing

7 motivos para implementar um chatbot em sua estratégia de marketing

Os Chatbots evoluíram significativamente nos últimos tempos, graças à inteligência artificial (IA) e ao processamento de linguagem natural (NLP). Agora eles são extremamente sofisticados e versáteis que podem ajudá-lo a automatizar vários processos de negócio.


Os chatbots podem fazer parte de suas iniciativas de marketing e ajudar a empurrar seus clientes através do seu funil de vendas.


Veja algumas formas que os chatbots podem se encaixar nas estratégias de marketing:

sistemas cognitivos

Nem todo sistema cognitivo usa Watson

Nem todo sistema cognitivo usa Watson, e nem todo uso de Watson gera sistemas cognitivos.


É muito comum ao se falar de criação de chatbots, alguém perguntar : Vocês usaram o Watson ? Você já deve ter ouvido esta pergunta, ou até mesmo ter feito ela para alguém.


Mas, existem hoje no mercado mais de uma centena de plataformas para criação de chatbots, sistemas cognitivos, e outras aplicações de inteligência artificial. Até soluções open-source. Isto mesmo : open-source.


Na verdade, o Watson da IBM é uma coleção de bibliotecas com recursos para se criarem sistemas com várias habilidades. Não só sistemas cognitivos.

nova versão de chatbot

Lançada a versão 2.34.051 do Servicebot-3

Já está disponível a versão 2.34.051 da solução Servicebot-3!


As principais novidades desta versão são:

1) A tela de cadastro dos campos dinâmicos recebe nova opção de tipo de campo: "DATABASE".


2) Implementada a opção de busca por campo dinâmico e paginação na aba de relacionamento de campo X tipo.


3) Permite ao atendente do chat convencional reclassificar o assunto da conversa. Essa funcionalidade pode ser habilitada através de configuração de parâmetro.

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